Tipos de alvenaria estrutural
27 out 2014, por Sem categoria emPodem ser classificadas em de diferentes maneiras! Veja!
construtivos:
A alvenaria estrutural armada é o processo em que, por necessidade estrutural, os elementos resistentes (tijolos) possuem uma armadura de aço. Essas armaduras são colocadas nas cavidades dos blocos e, posteriormente, preenchidas com graute. Este tipo de alvenaria deve ser adotada em edificações com mais de 20 pavimentos.
A alvenaria estrutural não armada, por sua vez, emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas. Esse sistema vem sendo tradicionalmente utilizado em edificações de pequeno porte como residências e prédios de até oito andares.
Já a alvenaria estrutural parcialmente armada configura o processo construtivo em que alguns elementos resistentes são projetados como armados e outros como não armados.
Quanto ao tipo de unidades, a alvenaria estrutural pode ser classificada como de tijolos ou de blocos.
Em relação ao material utilizado, ela pode ser cerâmica ou de concreto.
Destacamos que o uso dos blocos e tijolos cerâmicos são mais vantajosos em relação aos de concreto, como podemos destacar:
– Maior conforto acústico
– Maior resistência térmica
– Canteiro de obra mais limpo e organizado.
Fonte: Salema com Revista Proteção