title

BLOG

 

Salema apoia curso de Alvenaria Estrutural em João Pessoa

28 mar 2017, por Ceramica Salema em Artigos

Economia e redução de entulho são duas dentre as várias vantagens da alvenaria estrutural.  Apesar de ser o sistema construtivo que mais cresce na Paraíba, ainda falta conhecimento entre os profissionais do setor para construir desse modo, pondera o engenheiro civil Marcelo Franca, que…

Salema recebe consultoria do programa CS+V

27 mar 2017, por Ceramica Salema em Artigos

Entre os dias 20 e 25 de março, o técnico da Anicer/Fundacer, Jeferson Lemke, executou a consultoria para qualidade no PSQ/PBQP-H na Cerâmica DRM, localizada no município de Rio Tinto, na Paraíba. “Dentre as principais ações, foram realizadas manutenções no sistema de gestão da…

Produtividade do tijolo 9x19x39 na Alvenaria de Vedação

16 mar 2017, por Ceramica Salema em Artigos

A alvenaria de vedação é um componente frequente em vários tipos de edificações, com a função de dividir ambientes externos e internos. Esse subsistema vedação vertical é responsável pela proteção do edifício de agentes indesejáveis como chuva e vento, utilizado pelas edificações executadas pelo…

Em Parceria com Salema, Sinduscon/JP promove palestra sobre BIM

09 fev 2017, por Ceramica Salema em Artigos

Em parceria com a Salema, o Sinduscon/JP promove a palestra “BIM, um caminho sem volta”, ministrada pelo Arquiteto Luiz Augusto Contier, pioneiro na utilização do sistema no Brasil. Os principais aspectos estratégicos da ferramenta, como tecnologias, processos, perspectivas humanas e outras vertentes, serão abordados por…

A Modernidade do Tijolo Cerâmico

01 fev 2017, por Ceramica Salema em Artigos

Mesmo na sua versão mais rústica, o tijolo aparente faz parceria com a arquitetura de hoje, emprestando também seu visual – mas de modo bem diferente daquele visto nas moradias de adobe de outros tempos. Segundo a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), 90%…

Saiba como identificar um produto cerâmico de qualidade

19 jan 2017, por Ceramica Salema em Artigos

Os blocos cerâmicos são as unidades básicas que constituem a alvenaria estrutural responsáveis por proporcionar a resistência ao sistema. Estes consomem 70% menos água e utiliza fontes renováveis no seu processo de produção. Isso faz com que os blocos cerâmicos sejam menos impactantes ao…

Vantagens do bloco cerâmico para alvenaria estrutural

04 jan 2017, por Ceramica Salema em Artigos

Os blocos são as unidades básicas que constituem a alvenaria estrutural responsáveis por proporcionar a resistência ao sistema. Segundo Nessralla (2013), o tipo de bloco mais utilizado em alvenaria estrutural no Brasil é o bloco cerâmico. De acordo com Fonseca e Roman (1994 e…

A importância da argila para fabricação de Cerâmica Vermelha

09 dez 2016, por Ceramica Salema em Artigos

A fabricação da cerâmica vermelha se inicia no processo de moldagem do barro mole, contendo argila e, seu endurecimento e posterior aquecimento ou secagem ao solo. Possui como componentes essenciais o Feldspato, a sílica e a argila e, suas proporções dependem do resultado final…

Produto cerâmico fora da norma não pode ser comercializado

23 nov 2016, por Ceramica Salema em Artigos

Os blocos cerâmicos são produtos que integram o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H. O Governo Federal, em parceria com várias entidades representativas da iniciativa privada, mantém, desde 1998, o PBQP-H integrando-se à Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das…

Benefícios da Alvenaria de Vedação Racionalizada

10 nov 2016, por Ceramica Salema em Artigos

Pensando na economia de material, maior produtividade e menos desperdícios nas obras, que o sistema de Alvenaria de Vedação Racionalizada vem ganhando espaço no nicho da construção civil. O tripé eficiente para a boa execução de uma construção racionalizada é: um bom projeto, bloco…