title

BLOG

 

Cerâmica Salema produz blocos estruturais com certificado de qualidade

23 ago 2014, por Salema em Sem categoria

Os tijolos e blocos cerâmicos da Salema têm certificado de qualidade, o selo do Plano Setorial da Qualidade, o PSQ. Emitido pela Associação da Indústria Cerâmica (Anicer) os produtos certificados pelo selo seguem as normas técnicas da ABNT, estabelecidas na NBR 15.270, o que garante o alto padrão de qualidade de seus produtos.

A conquista do selo não é um ato único, para manter o certificado as indústrias passam por avaliações trimestrais. Na avaliação algumas amostras de produtos são retiradas de lotes e submetidas a uma averiguação externa, no caso da Salema os testes são feitos pelo laboratório da Tecncon (Tecnologia do Concreto e Engenharia), laboratório credenciado pela Anicer, que observa algumas características como a resistência, dimensões das espessuras das faces e das paredes do bloco e capacidade de absorção da água.

Utilizar blocos cerâmicos dentro das normas resultam em 14% de economia nas obras, segundo o Plano Setorial de Qualidade.

Além de todo esse processo de certificação, a fábrica da Salema, instalada em Rio Tinto, tem seu próprio laboratório de controle de qualidade interno, com equipamentos para a realização de ensaios, que verificam a qualidade da matéria prima em cada etapa do processo produtivo, o que também contribui para redução de perdas no processo produtivo, maior sistematização do trabalho e aumento da produtividade, agregando assim ainda mais valor ao produto final.

Há muitas indústrias no segmento cerâmico na Paraíba, porém poucas investem em certificação reconhecida e no controle de qualidade interno de seus produtos. A Cerâmica Salema se preocupa em entregar qualidade e sustentabilidade, o selo PSQ é um desses resultados, que comprovam o compromisso da Salema com seus consumidores.

Post a comment