title

BLOG

 

A importância da argila para fabricação de Cerâmica Vermelha

09 dez 2016, por Ceramica Salema em Artigos

A fabricação da cerâmica vermelha se inicia no processo de moldagem do barro mole, contendo argila e, seu endurecimento e posterior aquecimento ou secagem ao solo. Possui como componentes essenciais o Feldspato, a sílica e a argila e, suas proporções dependem do resultado final que se deseja. Para tanto, é necessário o conhecimento de suas matérias primas, pois contribuem diretamente para a melhora das propriedades do produto, possibilitando flexibilidade, redução de custos de produção e aumento no valor agregado do produto.

A preocupação com a caracterização adequada de argilas para aplicação em cerâmica vermelha é reflexo na produtividade e qualidade dos produtos finais, cujas etapas de produção são a extração da matéria prima; a preparação da matéria prima e da massa; a moldagem, que é a formação das peças; a secagem, garantindo a uniformidade entre as peças; o cozimento; e o resfriamento.

Materiais heterogêneos, as características das argilas dependem da sua formação geológica e localização de extração. No Estado da Paraíba a maior parte das argilas é procedente das várzeas dos rios e açudes, propiciando uma grande complexidade e variabilidade na composição das argilas extraídas e que são utilizadas na indústria cerâmica. Com isso, é necessário uma identificação completa do tipo de argila e suas propriedades, para estabelecer as condições mais adequadas para obtenção do produto final planejado.

Os produtos Salema são avaliados desde a pesquisa e caracterização da matéria prima até o produto acabado, garantindo a seriedade e preocupação no atendimento às necessidades dos nossos clientes.

A qualidade Salema é certificada pelo PSQ.
Garanta a qualidade da sua obra você também.

Post a comment