title

BLOG

 

Alvenaria estrtural e seus componentes básicos

27 out 2014, por Salema em Sem categoria

Conheça os componentes essenciais para sua obra
A alvenaria estrutural conta com três componentes básicos para sua utilização. São eles a modulação, os grautes e as amarrações.

Modulação

Parte fundamental nos projetos em alvenaria estrutural, a modulação é a técnica que implica no cálculo de todas as dimensões de edificação, de forma que sejam múltiplos ou submúltiplos do bloco a ser utilizado. Assim há uma obra racionalizada, sem disperdícios ou improvisações, resultando em grande redução de custos.

Graute

Os pontos de graute devem estar previstos já no projeto. Também chamado de micro-concreto, o graute é constituído de pedrisco, cimento e areia, e tem consistência bem flúida, sendo auto adensável.Aplicado em determinados pontos da alvenaria, ele atua como enrijecedor estrutural. Serve para preencher as cavidades dos blocos onde serão acomodadas as armaduras e as amarrações das paredes.O graute serve também para suprir as deficiências locais da argamassa, ajudando a distribuir melhor os esforços na alvenaria.

Amarração

A “Amarração em T” é uma intersecção de duas alvenarias perpendiculares com entrelaçamento dos blocos. Promove a consolidação do conjunto das alvenarias e a melhor distribuição do peso da edificação. Para a correta execução desta amarração, existem blocos com medidas especiais que permitem intertravamento sem prejudicar a modulação das paredes.

São estes componentes que fazem do tijolo de alvenaria estrutural um material mais econômico, já que eles reduzem em até 30% o custo da estrutura, pois o uso de formas de madeira e ferragens são diminuídos significativamente.

Fonte: Salema

Post a comment