title

BLOG

 

Alvenaria Estrutural: vantagens de cima a baixo

28 jul 2014, por Salema em Alvenaria Estrutural, Artigos

A alvenaria estrutural é o diferencial de qualidade da Cerâmica Salema, que tomou a dianteira na produção de blocos há 12 anos, antes de qualquer concorrente na Paraíba. “É muito, se comparado que a alvenaria estrutural só chegou há praticamente três anos aqui, impulsionada pelo financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal, que só trabalha com este tipo de estrutura”, aponta João Neto, vice-diretor. Economia nos custos da obra, menos entulho e preocupação: a AE é a bola da vez. Mas você sabe o que é exatamente a alvenaria com blocos estruturais?

Provavelmente sim, embora talvez não tenha percebido. É o mais antigo sistema construtivo usado pela humanidade. Nos tempos bíblicos, os babilônicos já construíam com tijolos de barro secados ao sol; os antigos egípcios usavam alvenaria de pedra nas pirâmides e nas grandes esculturas, como a Esfinge, enquanto pontes e catedrais construídas na era medieval estão de pé até hoje. Já na era da industrialização na construção civil, a alvenaria estrutural chegou há apenas pouco mais de um século.

Mas o que diferencia uma alvenaria comum de uma estrutural? A função básica de uma alvenaria comum é a vedação (ou fechamento), enquanto que a AE substitui dois principais sistemas de uma construção: a estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria. Portanto, na AE, as paredes da edificação são também a estrutura que suporta todas as cargas: além do peso próprio, o das lajes, coberturas e carga.

Post a comment