title

BLOG

 

Salema apoia curso de Alvenaria Estrutural em João Pessoa

28 mar 2017, por Ceramica Salema em Artigos
img-20170328-wa0011

Economia e redução de entulho são duas dentre as várias vantagens da alvenaria estrutural.  Apesar de ser o sistema construtivo que mais cresce na Paraíba, ainda falta conhecimento entre os profissionais do setor para construir desse modo, pondera o engenheiro civil Marcelo Franca, que vai ministrar o curso. Ele irá ministrar o curso “Alvenaria Estrutural – Do Projeto à Construção Racionalizada” nos dias 1 e 2 de abril, no Atlântico Praia Hotel, em João Pessoa. O evento é apoiado pela Salema e M. Franca – Projeto e Consultoria Estrutural.

O responsável pela capacitação ressalta que falta mão de obra para trabalhar com estruturas em blocos de alvenaria no Estado e um dos motivos disso, segundo Marcelo, é a falta de preparo nos cursos superiores. “Enquanto os cursos fornecem carga significativa para estrutura de concreto, a alvenaria não recebe a mesma atenção”, disse.

Diante desses fatos, uma das maneiras de difundir o sistema é levando o conhecimento para o maior número possível de profissionais da construção civil. Por isso, o público alvo do evento são arquitetos, engenheiros, tecnólogos, construtores e estudantes.

O curso vai envolver todo o processo construtivo da alvenaria estrutural, desde a fase de projeto até a execução da obra, sempre com vistas a uma construção racionalizada. Para o engenheiro civil, o sistema tem diversas vantagens, sendo uma das principais a redução de custos com mão de obra, economia no revestimento das paredes e maior velocidade de execução.

Todos esses fatores incidem em um menor custo global da obra, quando comparado às outras formas de construir, como a estrutura em concreto armado e estruturas metálicas, opina Marcelo Franca. “O desperdício de material é muito menor, o de blocos é cerca de 3%, enquanto que no concreto armado o desperdício vai gerar em torno de 5 a 10% de concreto e aço”, observa.

Para inscrição, é necessário pagamento da taxa de R$ 325,00, que inclui apostila, certificado e coffee break. Inscrições e outras informações podem ser adquiridas no e-mail cursodealvenaria@yahoo.com.br ou no telefone (83) 9.8807-3611 (WhatsApp).

Confira abaixo o conteúdo programático do curso:

– Conceitos iniciais

– Componentes da alvenaria estrutural

– Critérios de projeto (Arquitetura, Estrutura e Instalações)

– Compatibilização com outras disciplinas

– Tópicos especiais (cintas, laje de coberta, juntas de dilatação e juntas de controle)

– Execução de edifícios em alvenaria estrutural

– Controle tecnológico em obras de alvenaria estrutural

– Dimensionamento de elementos em alvenaria estrutural

– Considerações sobre fundações

– Acidentes estruturais

 

Fonte: Portal Revista Edificar

Post a comment