title

BLOG

 

Estudo mostra as vantagens da utilização da cerâmica vermelha

27 out 2014, por Salema em Sem categoria

Conheça o estudo que avalia o ciclo de vida da Cerâmica

A origem da cerâmica é milenar e o produto permanece essencial à vida humana. Tijolos, telhas, pisos e utilitários domésticos são feitos de argila até hoje. Essas peças  podem ser fabricadas também de concreto (cimento) e costumam até ser mais baratas, porém não possuem as características e benefícios da cerâmica.

A Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) realizou o estudo Avaliação do Ciclo de Vida do Produto Cerâmico (ACV) e apresentou na conferência Rio+20, em 2012. A ACV aponta as vantagens em se optar por produtos cerâmicos na hora de construir.

O estudo ACV é uma técnica que avalia aspectos ambientais e impactos relacionados com todo o ciclo de vida de um produto, processo ou serviço. Todas as etapas são consideradas, da extração de matérias-primas ao processamento, transporte, produção, utilização, distribuição e descarte final.

O segmento da cerâmica vermelha foi o primeiro da construção civil no Brasil a desenvolver e publicar estudo completo do impacto ambiental do ciclo de vida de seus produtos. Entre os objetivos da Anicer figura a necessidade de destacar as vantagens da cerâmica natural em comparação com os produtos feitos de concreto.

Resultados da ACV apontaram que os produtos feitos com cerâmicas impactam menos o meio ambiente do que os de concreto; o processo de produção desses produtos consome 70% menos água; o transporte gera menos emissões de carbono, já que as distâncias percorridas são menores. O fato de usar fontes de energia renováveis na queima de cavacos, paletes e pó de serra torna a produção cerâmica menos impactante em termos de mudanças climáticas.

Fonte: Salema com Agencia Sebrae

Post a comment